O Mercado Central de Fortaleza – História
Fortaleza ainda não tinha, até 1809, um mercado para venda de carnes, verduras e frutas. A Câmara Municipal da cidade, naquele ano, autorizou a construção de um prédio no centro da cidade para que servisse de depósito e feira. Ele então foi batizado de Cozinha do Povo. O prédio era todo de madeira e possuía uma estrutura bem diferente da que existe hoje.
Leia também sobre:
- Centro Cultural Dragão do Mar: o ponto de encontro de todas as tribos em Fortaleza
- Ponte dos Ingleses: o melhor pôr-do-sol da cidade
- Conheça os principais Shoppings de Fortaleza
Em 1931 o comércio de alimentos foi proibido aqui devido as más condições de higiene que os boxes mantinham seus produtos. Foi quando os primeiros artefatos de decoração, roupas e banho foi chegando no espaço. O comércio foi se mantendo dessa forma até a década de 70, quando a primeira grande reforma aconteceu.
O ano de 1975 foi importante para o Mercado Central, pois a estrutura de madeira foi substituída por uma de cimento. Contudo, foi apenas em 1998 que o desenho atual foi implantado. O mercado conta hoje com 553 boxes para vendas de produtos diversos. São cinco pavimentos, sendo que o subsolo é destinado apenas para um estacionamento pago e para clientes.
Acesso e visitação
Independente de você vir aqui para comprar suas lembrancinhas, o passeio é muito válido. Quase que diariamente é possível encontrar shows de artistas locais, como repentistas sanfoneiros e muito mais.
Não há cobrança de taxa de entrada ou qualquer outro tipo de valor para visitar o mercado. Contudo, há horários de atendimento e funcionamento dos boxes.
O Mercado Central de Fortaleza funciona de segunda à sexta-feira, das 8h até as 18h; aos sábados das 8h até as 17h e aos domingos das 8h até as 13h.
Dica de compra
Nos arredores do Mercado Central construiu-se um comércio paralelo que tem agregado muito ao centro de Fortaleza. A famosa “Feira da Madrugada” vende roupas, calçados e peças íntimas por preços de fábrica. Se você, além de levar aquele artesanato para casa e para amigos, quiser renovar o guarda-roupa, com certeza encontrará lindas peças aqui.
Contato
Se você precisa de informações especiais sobre o Mercado Central ou agendar alguma visita diferenciada, pode entrar em contato com a administração do prédio através dos canais:
– Telefone: (85) 3454 8586;
– Email: contato@mercadocentral ou pelo formulário de contato encontrado no site www.mercadocentraldefortaleza.com.br/contact
Nenhum comentário:
Postar um comentário